quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Irritada, Muito irritada!!!

Vim agora de uma clínica médica, onde ía fazer uma ecografia mamária (que a minha ginecologista prescreveu, tendo em conta os cocktails hormonais a que tenho estado sujeita) e depois de esperar 1h40 min para ser atendida, entro para o gabinete e a Dra. pergunta:
- que idade tem?
eu respondo:
- 30
ela diz:
- eu não lhe faço este exame, porque isto não vai detectar nenhum cancro, você tem o peito grande, por isso eu não vou encontrar nada a não ser eventualmente quistos.
eu respondo:
- não estou a perceber, quando fiz a marcação disse a minha idade e marcaram-me para hoje, às 11h20.
a Dra:
- Mas tem que dizer à sua ginecologista que tem que prescrever mamografia e ecografia
eu:
- Ela acha que como não tenho histórico de cancro na família, basta fazer uma ecografia e, se na eco se detectar alguma coisa, então farei a mamografia.
ela responde:
- Não, eu não lhe faço um exame que sei que não detecta cancro.
Eu:
- Sendo assim não percebo porque me fizeram a marcação.
A médica:
- Quem faz as marcações são telefonistas, percebe?
Eu:
- Sim, mas devem ter instruções para não marcarem apenas ecografias mamárias, tendo em conta que a Sra. Dra. me está a dizer que não faz.
A médica:
- Pois, eu já dei instruções que não faço. Mas quer que lhe faça? Quer que lhe leve dinheiro, por um exame que eu sei que não vai detectar nada?
Eu respondi:
- Não, deixe estar. Obrigada

Saí do gabinete, vesti-me e fui direita à recepção já a pensar em recuperar a prescrição e marcar a eco noutro lado..... Quando me dirigo à Sra. da recepção, ela diz:
- Tenho aqui indicação que não fez o exame
Eu respondo:
- Pois, quero é a minha prescrição de volta.
A Sra.:
- Mas não quer marcar para logo à tarde?
Eu:
- E garante-me que me fazem o exame?
A sra.:
- Sim, esta médica só faz até aos 25 anos. Houve aqui um erro, pedimos desculpa. Mas logo à tarde, temos cá outra médica que faz estas ecografias a partir dos 25 anos.
Eu:
- Quando marquei questionaram-me a idade, hoje quando aqui cheguei dei a minha data de nascimento... não percebo porque me fizeram esperar quase 2 horas, para depois a médica me dizer que não faz o exame.
A Sra:
- Eu sei que é muito chato, de facto existiu um erro na marcação da sua ecografia, mas se quiser vir às 15h, temos cá uma médica que faz a ecografia.
Eu:
- E não vou esperar mais 2 horas para ser atendida?
A sra:
- Não. A Dra. poderá atrasar-se, mas no máximo 15 minutos.

Acabei por aceitar voltar lá às 15h, visto que é a clínica onde costumo fazer todos os exames e nunca tive problemas antes, mas saí de lá tão irritada e enervada.....
até porque sei que existem coisas que só se detectam em mamografia, mas a verdade é que nas ecografias também se detectam nódulos e quistos, por exemplo... a minha irmã teve de retirar um nódulo (benigno) que foi detectado numa simples ecografia.... eu só vou fazer esta ecografia mesmo por precaução, devido às hormonas que tenho tomado por causa dos tratamentos... porque a médica, na consulta de ginecologia fez a palpação e disse que lhe parecia tudo bem, mas não perdemos nada em fazer a eco, nao é?!? Bolas, mas não esperava passar pela situação que passei.... enfim! Vamos lá ver se sou atendida às 15h e se essa outra médica ou médico, me faz a ecografia e bem feita (já agora....)

6 comentários:

Susana Pina disse...

Bem...nunca tinha ouvido dizer que hovesse selecção de médcicos que para várias idades...isto é um absurdo, e pior ainda quando tives-te que estar à espera, e sem conseguires fazer o exame.
Eu já fiz também por precaução, mas só a mamografia, ecografia nunca fiz.

Bjs e boa sorte
Susana

Aflet disse...

Nunca fiz mamografia nem ecografia...e tenho história de cancro do endométrio na família (perdi a minha mãe) :(
Não sei se tem influência com o peito, mas a minha médica de família está sempre a dizer para eu fazer a palpação todos os meses. Eu tento, mas às vezes esqueço-me...
Desejo que consigas fazer o exame e que tudo esteja bem:)
Temos que marcar o nosso lanchinho:)

.::Silvie::. disse...

Olá

Vim agora de lá da clínica.
Fui logo atendida, assim que a médica chegou. Super atenciosa, simpatica e competente!!
Fez-me a ecografia e disse o mesmo que a minha ginecologista disse, tendo em conta que não tenho histórico de cancro da mama na família, para já e com a minha idade é suficiente fazer a ecografia.... conclusão: estava tudo bem e amanhã posso ir levantar o resultado!

Bjocas

isabel disse...

Ola, amiga
Tomei a liberdade de invadir este teu espaço e pesquisar um pouco desta luta luta com a infertilidade!
Também estou nesta luta há 13 anos!
Desejo-te muita coragem para a tua caminhada!
beijinhos
Isabel Agostinho

.::Silvie::. disse...

ola Isabel, agradeço a visita ao meu cantinho. :) tambem visitarei o teu. Bjs

o meu! disse...

Olá!

Já fiz Mamografia com Ecografia por medida preventiva. Foi devido a já ter feito tratamentos de Fertilidade e à medicação que tomamos que tive que fazer.
Agora volto a fazer 6 meses após ter deixado de dar peito ao Gonçalo.

Beijos
Ana